Minha luta

Reconheço que a luta é um esforço coletivo, em que cada indivíduo desempenha um papel fundamental, assim como as diferentes fases de desenvolvimento e ciclos de vida. Dentro desse contexto, tenho uma atuação popular como Psicóloga Comunitária nas área de educação, justiça e empoderamento social.

Meu objetivo é promover uma abordagem psicológica focada na construção de identidade e compreensão social. Tudo isso culmina em uma consciência política, que promove a participação coletiva de forma mais ativa. 

Busco superar a perspectiva patológica das estruturas, que por vezes tende a medicalizar os sentimentos, para uma visão que leve em consideração as influências socio-histórico-culturais de todo o contexto. Meu objetivo não é apenas abordar comportamentos disfuncionais, mas também promover a compreensão de suas origens, influências, e a forma como determinadas estruturas sociais contribuem para sua formação ou agravamento.

atuação com crianças e adolescentes

Núcleo de Empoderamento
psico-comunitário Juliano Moreira

Somos capazes de construir uma sociedade liberta das amarras que nos aprisionam, consciente da necessidade de desenvolver novas formas de organização que sejam mais sustentáveis tanto para nós, enquanto indivíduos sociais e plurais, quanto para os processos da natureza.

A Psicologia Comunitária trabalha em estreita colaboração com as comunidades para promover mudanças que melhorem as condições de vida e a saúde mental coletiva. Seu objetivo é intervir em práticas e sistemas que perpetuam desigualdades e sofrimento, buscando libertar e fortalecer os processos comunitários.

A Esquizoanálise oferece uma ferramenta crítica para analisar o sujeito, explorando a organização social e os sistemas de poder. Ao desafiar normas estabelecidas e trabalhar em novas formas de relação e expressão, essa perspectiva permite entender como as estruturas sociais e culturais moldam o sofrimento psíquico. Proporcionando ferramentas para reinventar essas estruturas, buscando maior liberdade e criatividade.

Onde me encontrar

Se você quiser acompanhar o dia a dia do meu trabalho, pode me seguir nas redes sociais. Eu compartilho análises críticas da psicologia, política e mostro como podemos nos organizar e resistir no nosso cotidiano.

InstagramTikTokTwitterLinkedIn