Fortalecendo a Base Psicológica de 

Crianças e Adolescentes: 

Desenvolvimento Saudável Através de 

Habilidades Socioemocionais

ATUAÇÃO

Minha atuação vai além das paredes do consultório. Acredito que a verdadeira mudança ocorre quando nos envolvemos ativamente com as pessoas e comunidades em que vivemos. Ao trabalhar com crianças, busco compreender plenamente suas perspectivas, para realizar as intervenções. Tenho um compromisso em estender minha atuação para escolas, projetos sociais, instituições e comunidades, com o objetivo de gerar um impacto positivo e duradouro que beneficie, principalmente, nossas crianças e seu ecossistema. 

Como estão nossos jovens? 

De acordo com resultados de uma pesquisa internacional com crianças e adultos em 21 países conduzida pelo UNICEF e o Gallup – que tem uma prévia apresentada no relatório Situação Mundial da Infância 2021 – em média, um em cada cinco adolescentes e jovens de 15 a 24 anos entrevistados (19%) disse que, muitas vezes, se sente deprimido ou tem pouco interesse em fazer coisas. Unicef

 Relatório: Situação Mundial da Infância (2021) UNICEF

Objetivo geral da Atuação em 

Psicologia na área da Educação:

Como a Psicologia Comunitária pode atuar?

Intervenção Multissetorial:

Educação e Capacitação:

Desestigmatização e Comunicação:

Rede de Apoio entre Pares:

Envolvimento na Comunidade:

As ferramentas e abordagens são escolhidas e ajustadas de acordo com as demandas específicas e o perfil de cada área de atuação, analisando os grupos como um mecanismo vivo. 

Rodas de conversa

Prática e criação

Escuta e elaboração

Mão na massa

As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educarmos para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, nesse dia estaremos a educar para a paz. 

Maria Montessori

A Psicologia Comunitária trabalha em estreita colaboração com as comunidades para promover mudanças que melhorem as condições de vida e a saúde mental coletiva. Seu objetivo é intervir em práticas e sistemas que perpetuam desigualdades e sofrimento, buscando libertar e fortalecer os processos comunitários.

A Esquizoanálise oferece uma ferramenta crítica para analisar o sujeito, explorando a organização social e os sistemas de poder. Ao desafiar normas estabelecidas e trabalhar em novas formas de relação e expressão, essa perspectiva permite entender como as estruturas sociais e culturais moldam o sofrimento psíquico. Proporcionando ferramentas para reinventar essas estruturas, buscando maior liberdade e criatividade.

Onde me encontrar

Se você quiser acompanhar o dia a dia do meu trabalho, pode me seguir nas redes sociais. Eu compartilho análises críticas da psicologia, política e mostro como podemos nos organizar e resistir no nosso cotidiano.

InstagramTikTokTwitterLinkedIn